ODS – Como Implantar em Sua Empresa.
Atualmente, muito se fala sobre os ODS, principalmente nos espaços acadêmicos e corporativos. Você sabe o que essa sigla significa? Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram criados em 2015 pela Cúpula das Nações Unidas e consistem em uma agenda com 17 objetivos e 169 metas a serem alcançadas até o ano de 2030. Apesar de abordarem diferentes temáticas, os objetivos estão interconectados para o cumprimento de direitos civis e humanos plenos: a erradicação da pobreza, a igualdade de gênero, o trabalho decente e crescimento econômico, a educação de qualidade, a erradicação da fome e a agricultura sustentável são alguns dos 17 objetivos que podem ser conferidos na íntegra.
Agora que entendemos o que são os ODS, precisamos compreender as diferentes maneiras de fazer com que essas metas e objetivos possam sair do papel e serem implementadas. A priori, é necessário ter em mente que tudo isto só será possível com uma parceria eficiente entre as diferentes esferas, ou seja, o governo, o setor privado e a sociedade civil precisam trabalhar em conjunto em prol da sustentabilidade. A partir disso, podemos pensar em como o setor privado, mais especificamente as empresas, podem buscar de forma efetiva a concretização desses objetivos e metas.
É importante identificar qual contribuição sua empresa já realiza em prol dos ODS, para aprimorar a efetividade desse objetivo; uma pesquisa feita em 2019 pelo Insper, em parceria com a Talenses e com apoio institucional da ONU Mulheres, com base em 532 empresas, demonstraram que apenas 26% das posições de diretoria, 23% na vice-presidência, 16% nos conselhos e apenas 13% na presidência são ocupadas por mulheres. Portanto, considerando que a Igualdade de Gênero é uma das temáticas da Agenda 2030, a sua empresa pode estabelecer como caminho para a implementação deste objetivo, a promoção da inclusão de mulheres em cargos de liderança.
Outra etapa que pode ser seguida por sua empresa, envolve a busca por parceiros que também estejam comprometidos com os ODS. Nesse sentido, a meta 4 que corresponde a busca pela Educação de Qualidade, poderia ser estabelecida, por exemplo, com uma parceria entre a sua empresa e alguma Instituição de Ensino, com a finalidade de proporcionar aos membros da empresa a oportunidade de usufruir de um ensino de qualidade e acessível. Neste modelo, ambas organizações estão trabalhando em conjunto para colaborar com uma educação inclusiva.
Além dessas abordagens, outras estratégias para implantar os ODS em sua empresa são: promover ações institucionais que difundem o conhecimento sobre os ODS ao corpo de funcionários, realizar campanhas de sensibilização dos colaboradores expondo casos de impacto que tenham relação com os ODS, a realização de workshops sobre a Agenda 2030 para que os colaboradores entendam como podem contribuir e oferecer algum tipo de bonificação quando colaboradores realizarem práticas que contribuam para os ODS. Podem ser também aplicadas estratégias práticas, como contratação de população local, contratações que gerem igualdade, o uso de energia renovável e redução do uso de água.
Segundo uma pesquisa coordenada pelo Sebrae sobre o engajamento dos pequenos negócios, com a sustentabilidade e os ODS, os principais motivos que levam as empresas a adotarem iniciativas sustentáveis são para buscar a preservação do meio ambiente, cumprimento da legislação, busca por justiça social, adicionado ao marketing e propagandas positivas para a empresa. Além disso, a pesquisa também revela que 91% das empresas acreditam que a sustentabilidade gera oportunidades para novos modelos de negócios. Portanto, adotar uma conduta empresarial que se adequa ao padrão sustentável, entre diversos impactos, pode reduzir custos com recursos hídricos e energéticos, aumentar o valor da sustentabilidade no meio corporativo, melhorar a imagem das empresas que implementam essas práticas e gerar novos empregos.
Dessa forma, entende-se que a adoção de práticas sustentáveis são benéficas não só para o meio ambiente, mas também produzem bons efeitos para a economia e para o meio coletivo, já que os ODS impactam diretamente na nossa sociedade. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável possuem um caráter universal, tendo como razão a construção de uma trajetória que seja benéfica para o meio ambiente, para a sociedade e para o mundo corporativo, através de práticas que assegurem que os negócios sejam mais eficientes e mais competitivos, sem deixar em segundo plano a responsabilidade social desses entes.
Texto produzido por Monica Nogueira Brito e Mirela Melleiro, graduandas de Relações Internacionais na Universidade São Judas Tadeu.