O Crescimento dos Setores Durante a Pandemia.
Com a medida de distanciamento social recomendada pelos órgãos de saúde, como sendo a melhor alternativa de contenção da disseminação do novo coronavírus, trouxe consigo novos hábitos para vida cotidiana das pessoas e consequentemente novos padrões de consumo. Desde a eclosão da gravidade da pandemia em razão da Covid-19, diversas organizações expressaram suas preocupações sobre os prejuízos econômicos e como essas também afetariam o mercado de trabalho. Uma pesquisa realizada por uma das principais agências de risco de crédito, Fitch Ratings, aponta uma queda de 3,9% no PIB global. De acordo, com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), através de um levantamento, publicado no site ECOA, concluiu-se que hoje, no Brasil, aproximadamente 62 milhões de cidadãos sofrem com a vulnerabilidade no mercado de trabalho; esse cálculo soma 12 milhões de desempregados com os 38 milhões de trabalhadores informais.
Entretanto, a economia é cíclica, sendo assim, enfrenta períodos de retração e outros de expansão. Mesmo com todas as dificuldades em tempos de crises, sempre haverá aqueles que possuem a capacidade de se sobressair e retomar suas atividades de formas mais consolidadas do que antes. Isso acontece principalmente com aqueles setores que já vinham com uma tendência de crescimento e que foram acelerados pela pandemia. Mas, o que se pode averiguar é que quando houver a retomada cotidiana que costumávamos seguir, as mudanças ocasionadas nos setores devem se manter.
Para entender quais setores tiveram impactos positivos e negativos durante a pandemia, foi realizado um estudo sobre o comportamento on-line dos consumidores pela SEMrush (companhia norte-americana especializada em marketing digital). A coordenadora de mercado da empresa, Maria Chizhikova Marques, afirma que “muitas empresas foram impactadas negativamente, como o setor aéreo, que é o que mais sofre neste cenário. Mas o resultado das pesquisas mundiais na internet deixa claro que os serviços que ajudam no trabalho em casa e no entretenimento estão se destacando positivamente neste cenário”.
Um destaque visível é o alastramento de serviços ligados à delivery, acessível em diversas regiões, se mostrando uma saída esperta frente ao distanciamento social. Um levantamento da empresa Mobills feita com 160 mil indivíduos, demonstra que produtos farmacêuticos e alimentícios são os mais requisitados, constatando um crescimento do consumo relacionado à esses serviços em aproximadamente 94% durante a pandemia. No contexto de quarentena – com a permanência constante dentro de casa -, o consumo relacionado à higiene do lar, à bebidas alcoólicas, serviços de construção/marcenaria, itens de informática e treinos fitness online apresentaram bom desempenho.
As Pequenas e Médias Empresas (PME) tiveram que se reinventar para permanecerem atuantes no cenário econômico com tímidos estímulos públicos para continuarem aquecidas: o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (PRONAMPE) estabelece condições especiais de empréstimo para esses players; consoante às informações do SENAI, os créditos serão oriundos das instituições financeiras operadoras, entre elas, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Itaú Unibanco; a Câmara dos Deputados aprovou a MP 944 que adicionou à lei uma extensão de crédito para pagamento de salários, fazendo com que as demissões sejam parcialmente evitadas.
Essa medida pode fazer com que PMEs consigam cumprir suas obrigações e/ou se adaptarem à nova realidade que, conforme examinado, incluí a disposição de produtos e comercialização por meios digitais, nos chamados e-commerces que prometem permanecer demandados por consumidores por período indefinido. Os empreendedores estão no processo de disponibilizarem seus negócios em aplicativos e sites, para que continuem existentes nesse período conturbado e desafiador. Pensando nisso, plataformas como e-commercebrasil, Hostinger, alyma.com.br e Conversion fizeram postagens para oferecerem suportes referente ao marketing digital, habilidade indispensável na conjuntura instaurada pela Covid-19.
Texto produzido por Laura G. Sannomiya e Stefanie Altimare, graduandas de Relações Internacionais, na Universidade São Judas Tadeu.
Leia mais em:
RIBEIRO, Marcelo; DI CUNTO, Raphael. Câmara Aprova MP que Cria Crédito para Pagar Salários e Amplia Pronampe. Valor Econômico.
BRAVO, Luiza. Conheça Negócios que Estão Crescendo na Pandemia. Whow Inovação para Negócios.
Conheça os Setores que Cresceram e Continuarão em Alta Após a Pandemia. Bakertilly.
Covid-19 Observatory in Latin Ametica and the Caribbean. CEPAL- Comissão Econômica para a América Latina e Caribe.
Mercados em Alta em Meio à Crise do Coronavírus. SEBRAE.
Na Contramão da Crise: os Setores da Economia que Crescem na Pandemia. G1.
Negócios que Crescem na Pandemia: Saiba Quais Setores Tiveram Alta na Economia. Agencia de Notícias Primeira Hora.
BERTOLLO, Rodrigo. Pandemia Deixa 62 milhões Vulneráveis no Mercado de Trabalho no Brasil. UOL.