A importância da vacinação para o funcionário e a contribuição para a economia.

Em primeiro lugar, se a vacina protege nosso corpo, ela também protege a economia, mas você pode estar se questionando como ela pode fazer isso? Então, resumidamente, sem pessoas, nada é produzido. E do mesmo modo que os vírus comprometem várias funções do nosso organismo, também se espalha por diversos setores econômicos.

 A vacina é a chave para manter o funcionamento do comércio. Por isso,quanto mais rápido são analisadas as possíveis taxas de contágio por coronavírus e o cronograma de fabricação e compras de vacinas, conseguiremos retornar às atividades econômicas e consequentemente o seu desenvolvimento. 

Utilizando o Covid-19 como exemplo, a chegada dele no Brasil abalou de forma negativa as esferas, ou seja, tanto o consumidor quanto o comerciante, ambos tiveram que limitar e reordenar suas finanças. Sendo assim, a vacinação dos funcionários devolve um dos elementos mais fundamentais, que é a economia no mercado financeiro.

Para todos aqueles que pertencem a uma instituição que possuem como objetivo a lucratividade, o retorno 100% de suas atividades com segurança,pode somente ser proporcionado por meio da vacinação, pois é o meio mais eficaz existente. 

Portanto, enquanto não há uma campanha em massa, as empresas devem seguir  os  protocolos estabelecidos pela OMS, sendo eles: manter 1 metro de distância entre você e a outra pessoa; lavar as mãos com água e sabão ou higienizar com álcool em gel; evitar passar as mãos nos olhos, nariz e boca em público e uso constante de máscara.

O ambiente de trabalho sempre deve estar higienizado e desinfetado, principalmente superfície e objetos que são tocados com frequência. É importante que todo funcionário que apresentem sintomas deve procurar um atendimento médico e logo após passar por consulta com o médico do trabalho para avaliar sua aptidão ao trabalho para não colocar as vidas de outros funcionários em risco.

É ideal que o empregador exija de seus colaboradores que todos estejam com a carteira de vacinação atualizada, tendo em vista que ela previne doenças. Com isso, a dinâmica da empresa não sofrerá problemas em relação a saúde da equipe.

 Além disso, compartilhar informações verdadeiras que ajudam na compreensão do contexto que estamos vivendo, essa atitude também contribui para que as pessoas respeitem o ambiente de trabalho com o uso de máscara e álcool em gel, assim evitando a circulação do vírus.

 Quanto mais rápido for o conhecimento sobre a importância da vacina e paralelamente a isso mais pessoas forem vacinadas, maior será a reação economia e dos lucros das empresas. Desse modo, controlar a pandemia é a chave para desenvolver a economia novamente e retomar as atividades dos trabalhadores no mercado.

FONTES: G1. Economia e Vacina.

Produzido por Miriam Lima, técnica em segurança do trabalho na KellMed: Medicina e Segurança do Trabalho, bacharel em Ciência Contábeis e graduanda de economia.