A atuação do profissional de Marketing Internacional.
O marketing internacional é uma das mais importantes e grandes ferramentas para inserção de empresas na rede mundial de comércio, pois ela garante a valorização de público-alvo e favorece sua marca no mercado exterior. Segundo a obra “A Dictionary of Marketing”, escrita pelo autor Charles Doyle, o marketing internacional também pode ser definido como: “Marketing a uma escala global que reconcilia e tira partido das diferenças operacionais, semelhanças e oportunidades, a nível mundial, tendo em vista alcançar objetivos comuns” (OUP Oxford, 2011).
Neste caso, o profissional de marketing internacional desfrutará de sua expertise para explorar com profundidade o mercado do país, no qual pretende se trabalhar, e após essa imersão de conhecimento, estar capacitado a aplicar os conceitos de marketing para além das fronteiras nacionais .
O competente deve entender com quem negociará, a empresa e a legislação do país em que ela se encontra, isso inclui o conhecimento dos idiomas falados e da cultura local, uma vez que o conhecimento da linguagem e do contexto local são muito importantes para se evitar os erros de interpretações.
Para o entendimento do ambiente sistemático do mercado do local no qual irá realizar a comercialização, é necessário para que possam ser realizadas as adaptações, e não somente do produto, mas também da precificação (diferentes tributos incidentes, diferentes custos de logísticas, etc.), das estratégias para fazer com que esse produto chegue até o consumidor.
A função do profissional, neste caso, é a de conquistar o mercado local. O papel do grupo de profissionais de marketing no mercado internacional é conhecer o público, entender a sua linguagem e identificar seus costumes e desejos.
Por meio das estratégias de marketing, é possível perceber se o produto precisa de alguma adaptação para as necessidades de uso daquele público. A equipe internacional de marketing, também avalia a melhor forma de desenvolver as campanhas para este novo público, independentemente dos desafios que o profissional venha a ter, os resultados são significativos, pois além das empresas estarem trabalhando no mercado global, e se aproximando de grandes potências econômicas, há benefícios no amadurecimento empresarial em lidar com diferentes mecanismos do exterior e aumento da sua escala comercial.
Além do mais, geralmente, o próprio nome do produto a ser importado necessita de modificações, isso se deve, às variáveis culturais e linguísticas que são muito importantes neste processo e podem determinar a criação de uma estratégia de comunicação e vendas diferente da utilizada no país de origem do produto.
No sistema internacional, o marketing internacional tem ganhado muito prestígio na área do comércio exterior, pois a averiguação de novos mercados para as mais diversas empresas de diversos portes, incluindo as multinacionais.
Para finalizar, é necessário o entendimento da principal diferença entre o marketing tradicional para o internacional: o público-alvo, essa distinção se estende para além das estratégias de procedimentos tradicionais, também estão incluídas nessas diferenças as análises específicas de mercado, de economia, de cultura e política.
FONTES: What’S Real; Hubcriação; Católica EAD; NeilPAtel; ZAUM; Um Dicionário de Marketing.
Texto produzido por Gabriela Burian, graduanda de Relações Internacionais, na Universidade São Judas Tadeu.