Como o profissional de Relações Internacionais atua nos organismos internacionais?

Pode-se confirmar que uma organização internacional é uma combinação de entidades políticas independentes ou que faz parte de Estados soberanos. O principal objetivo dessa organização é manter a paz, segurança e estabilidade no mundo. Além disso, essas organizações oferecem oportunidades a diferentes Estados para resolver seus problemas por meios pacíficos, a fim de aumentar sua cooperação mútua e compartilhar os benefícios uns dos outros (BRASIL ESCOLA, 2012). Em princípio, esses organismos internacionais necessitam de profissionais internacionalistas para fornecer canais de comunicação e métodos para coordenar as ações dos atores estatais no sistema político global, desenvolvendo projetos e coordenando pessoas.

À medida que o mundo tem se internacionalizado e avançado, as organizações internacionais têm ganhado cada vez mais posição na dinâmica político-econômica mundial, ao ponto de compartilharem protagonismo com os Estados em inúmeros fatores das relações internacionais hodiernas.

É por isso que todo esse engajamento no sistema multilateral por meio de suas organizações internacionais (OI), fomentou a busca por profissionais que atuam com relações internacionais, pois virou de extrema importância para o país, que a cada dia aumente o número de brasileiros passasse a integrar nesses diversos organismos. Sendo a melhor maneira começar a trabalhar em uma organização internacional, é por meio dos programas de estágios, na grande maioria delas, o estágio é uma atividade voluntária, como por exemplo, na ONU (WHATSREL, 2021).

  Atualmente, devido às grandes crises econômicas que atingem o Brasil, o terceiro setor têm ganhado ênfase na economia brasileira. Se tornando cada vez mais comum a presença de profissionais remunerados dentro desse setor, principalmente voltados à atuação de relações internacionais. Portanto, é destacado o destaque profissional do papel do internacionalista, que possui uma visão muito ampla e diversificada, que por sua vez, teria facilidade em atuar fornecendo um panorama econômico e político através de cooperação e métodos para coordenar as ações do Estado no sistema político internacional (WHATSREL, 2021).

Essas funções são importantes para amortecer a competição internacional e impedir que ela se torne um conflito físico real, na qual seria a principal função de um Organismo Internacional.  Desta forma a sua atuação pode ser compreendida em diferentes ramos do mercado de trabalho, o terceiro setor pode estar dentre os de maior interesse para quem está cursando ou já encerrou a graduação em Relações Internacionais. 

Dessa maneira, percebe-se que as (OI), são tão boas quanto os resultados que produzem e não há como contradizer que desempenham um papel central nos assuntos internacionais. Seu crescimento, principalmente no século XX, quando o conceito de governança global atingiu a sua maioridade. Em nenhuma outra área houve um salto tão importante quanto no desenvolvimento de normas envolvendo direitos humanos internacionais.

Ademais, outro fator marcante era que monarcas, presidentes, primeiros-ministros e outros líderes estaduais tivessem imunidade de qualquer tipo de processo criminal enquanto estavam no poder. Isso também mudou (ÂMBITO JURÍDICO, 2012). Assim sendo, as organizações internacionais, em várias formas, complementam, moldam e às vezes afrontam positivamente o papel do Estado, sendo uma das vagas mais almejadas para os internacionalistas. 

FONTES: Guia Do Estudante, JusBrasil, WhatsRel, Brasil Escola

Texto produzido por Isabella Conson, graduanda de Relações Internacionais, na Universidade São Judas Tadeu.