A atuação do consultor internacional.
A necessidade dos profissionais de consultoria internacional se faz presente no momento em que começamos a nos globalizar, principalmente após a terceira revolução industrial (uma revolução mais técnica, científica, informacional). Promovendo uma grande transformação nos meios de transportes e de tecnologias, que por sua vez, também vêm desenvolvendo o aumento de trocas comerciais em nível mundial, tanto em sua proporção quanto na velocidade neste sistema de importar e exportar (POLITIZE, 2017).
O (a) consultor (a) auxilia as instituições a migrarem seus interesses para fora das fronteiras, eles guiam os clientes para o caminho mais seguro, seu objetivo é planejar a forma mais eficiente e adequada com o outro país, considerando sua cultura, linguagem, valores, política e todas as características da nacionalidade. Além disso, o profissional só somente direciona as filiais, matrizes para outros países, mas também se certifica será o ambiente mais favorável para o cliente realizar esse intercâmbio de negócios, por isso é dever do consultor entender e avaliar se as característica de um países são compatíveis com os interesses da instituição que está assessorando.
Para um melhor entendimento, segue o exemplo a seguir: uma empresa especialista em produção de alicates de unhas quer exportar seus produtos para França, nessa missão ela contrata o consultor internacional. Em seus estudos ele apresentará para empresa um relatório mostrando que mesmo que ela queria vender seus bens no país europeu, isso não daria lucro algum, mas sim prejuízo, pois é de costume que as francesas não pratiquem o ato de retirar as cutículas das unhas, e quando fazem as unhas são em ocasiões especiais.
Outro caso que também aplicaria, quando uma rede de hamburgueria quer expandir suas filiais para Índia, o grupo de consultores, vão sugerir para o cliente que eles modifiquem o cardápio para lanche vegetarianos, pois a carne da vaca é rejeitada no país, o animal é sagrado no hinduísmo, um símbolo de vida e terra para os hindus.
Por isso, o profissional consultor é fundamental na internacionalização das instituições, pois será ele ou ela capacitados para analisar o mercado e comércio internacional, os riscos e ganhos, a integração em relação a cultura, línguas e costumes do outro país, nada mais do que oferecer o melhor para a empresa. Sendo assim, é de extrema importância a valorização do seu serviço, pois é utilizado a expertise da interdisciplinaridade, como a de economia, ciências sociais, política, relações internacionais, comércio exterior, direito internacional, estatísticas, história e entre outros que complementam.
Em síntese, o cliente deverá entender, os pontos fortes e fracos da sua empresa, seus ganhos e prejuízos para a inserção do seu produtos no cenário global, sendo assim caminhando pela estrada mais certa para sua internacionalização, por fim tendo mais segurança sobre sua produção.
Fontes: Politize, Portal Educação, orberi.
Texto produzido por Gabriela Burian, graduanda de Relações Internacionais, na Universidade São Judas Tadeu.