A importância da análise de mercado.

Atualmente o mercado é um lugar onde empresas e pessoas se reúnem para comprar e vender bens e serviços, ele pode ser um local físico, como uma loja ou um site virtual, como um e-commerce, ou ainda quer você seja uma startup, procurando expandir ou reavaliar seu mercado atual. No entanto, para uma empresa crescer é necessário ter em mente uma visão ampla do mercado.

Por isso, utiliza-se a análise de mercado para mapear pontos importantes, sendo possível compreender as ameaças e oportunidades e, como os clientes em potencial irão reagir aos seus produtos ou serviços. Portanto, as marcas de sucesso precisam ter um conhecimento sólido do cenário em que operam, incluindo conhecimento de seus concorrentes, fornecedores e clientes.

A realização de uma análise de mercado, permite que a empresa conheça melhor um mercado novo ou um já existente- antes mesmo de entrar em ação-, pois minimizasse os riscos e corresponde às melhores tendências atuais de mercado, de acordo com o seu público alvo. Os componentes da análise têm várias ferramentas de avaliação, incluindo uma discussão sobre o seu setor e as perspectivas de mercado, também analisa o mercado-alvo, ou seja, realiza uma análise competitiva que determina a cultura, as leis e regulamentos.

Não importa o tamanho ou a idade de uma empresa, as análises de mercado ajudam a identificar a atratividade dos mercados. Além disso, auxiliam os empresários a detectar riscos que podem existir ou existirão no futuro. Normalmente, a primeira coisa a fazer é identificar seus mercados. A maioria das empresas atua em mais de um mercado, por exemplo: um pequeno restaurante, além de estar no mercado de restaurantes, também pode estar nos mercados de entrega, eventos e bares, multiplicando as possibilidades de vendas

O QUE COMPÕE UMA ANÁLISE DE MERCADO?

 Análise interna

A análise interna tem por finalidade colocar em evidência as competências e fraquezas da empresa na visão do cliente, ajudando os tomadores de decisão a identificar com precisão as áreas de crescimento, revisão para formar uma estratégia de negócios prática, plano de negócios e ajudá-lo a identificar os clientes mais promissores para atingir.

Análise de tendências

A análise de tendências é uma técnica que tenta prever as flutuações futuras dos preços das ações com base em dados de tendências observados recentemente. A análise de tendências é baseada na ideia de que o que aconteceu no passado dá aos tomadores de decisão uma ideia do que acontecerá no futuro (BIENNGOCCRUISE, 2020)

 Análise do cliente

Analise do cliente se refere a um método de pesquisa usado para determinar como uma organização é percebida pelos consumidores da organização e seus concorrentes. Isso é extremamente importante, pois permite que a organização avalie como são julgados em relação aos concorrentes do setor. Ao identificar os clientes-alvo, as necessidades desses clientes são verificadas e, em seguida, determina-se como o produto atende a essas necessidades.

ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA

Análise da concorrência é o processo de identificar concorrentes e avaliar suas estratégias para determinar seus pontos fortes e fracos em relação ao seu próprio negócio, produto e serviço. O objetivo da análise da competição é reunir as informações necessárias para encontrar uma linha de ataque e desenvolver uma estratégia de entrada.

Análise de contexto

É um método de análise do ambiente em que a empresa atua. A varredura contextual se concentra principalmente no ambiente macro da empresa. No entanto, a análise contextual leva em consideração todo o ambiente da empresa, seu ambiente interno e externo, analisando o contexto em que a empresa atua, se opera em período de como crise econômica e crise de produção.

POR QUE CONTRATAR A ALPHA?

Um analista de mercado serve como guia para que se possa ver e entender de maneira abrângente o que acontence em um mercado-alvo, e também ajuda na realização de previsão para o futuro. Dependendo dos motivos para a realização da análise de mercado, ajuda as empresas a identificar problemas e encontrar soluções com rapidez.

A finalidade da Alpha International Jr. com essa solução de gerenciamento é oferecer uma visão analítica que permite orientar sua empresa e marca em torno de barreiras ou obstáculos que poderiam ter impedido ou interrompido completamente o progresso de sua empresa. Sendo assim, ao contratar os servições de um EJ que possui colaboradores capacitados que estudaram sobre análise de mercado, é em suma vantajoso, além disso, todos os serviços são executados com eficiência, já que são acompanhados por especialistas já formados.

Fontes: Unesp; ApNews;Cascade;Investopedia; ACSBDC; Myk Pono; Bienngoccruise.

Texto produzido por Isabella Conson, graduanda de Relações Internacionais, na Universidade São Judas Tadeu.