Setor de eventos: adaptação em tempos de pandemia.

Ao longo da história humana as pandemias mostram-se constantemente. Na ausência das pandemias, talvez a configuração do mundo pudesse ser bem diferente do que conhecemos hoje, pois impactam diretamente nosso modo de viver e, por consequência, culminam em mudanças que perpassam todas as áreas da nossa vida cotidiana. Atualmente, o mundo está lutando contra o novo vírus COVID-19, da mesma família viral que causa doenças respiratórias e atacam principalmente os pulmões. Entretanto, o que causa preocupação entre a comunidade científica é a rápida capacidade de transmissão que o vírus possui, por isso, o isolamento social é uma das medidas mais eficazes na prevenção, contendo a aglomerações de pessoas. Em decorrência disso, os setores enfrentam uma disrupção repentina, principalmente aqueles que dependem das atividades presencias, como por exemplo, o setor de eventos.

O que podemos ver nesse momento é o papel fundamental que a tecnologia assume: a partir dela, é possibilitado a arrecadação de auxílio para que os eventos não sejam adiados ou cancelado. De acordo com a TrendWatching – plataforma online de inteligência de tendências – com a crise do coronavírus, alternativas que eram aplicadas gradualmente em nosso cotidiano estão sendo aceleradas radicalmente e, em pouquíssimo tempo, farão parte da normalidade.

Algumas dessas mudanças já são vistas: o evento “Smart City Expo Latam Congress” que é realizado todo ano em Mérida, contou com sua primeira live via Instagram da maratona “Around the World”, no dia 30 de abril. Segundo o presidente da Fira Barcelona México: “[…] No mundo todo, será complicado viajar nos próximos meses. Vamos voltar aos poucos à normalidade, e nesse contexto é necessário propor modelos de eventos que funcionem dentro destas circunstâncias.”

Marcus Rossi, 32 anos, CEO do projeto Gramado Summit decidiu remarcar o evento que ocorre em Gramado, na Serra Gaúcha. O projeto conta com a participação de vários empreendedores vindos de todas as partes do Brasil e foi adiantado que, em outubro, o palco principal da Gramado Summit será transmitido ao vivo; o plano que estava previsto para 2021, foi antecipado por conta da pandemia.

A tendência de trabalho Home Office, segundo o Estudo Global de Tendências de Talentos de 2020, já aparecia como relevante orientação aos colaboradores. Em uma pesquisa realizada no final de 2019, fora do contexto pandêmico, foi apontado necessidades de mudanças nas instituições, diante de um mercado que cada vez mais exige agilidade para se adequar a novas tecnologias.

Portanto, é notável que já caminhamos para uma alteração que começam a ditar os novos comportamentos no mercado. Os eventos que antes ocorriam em um espaço físico e com delimitação ao número de pessoas, a partir de agora, por meio da tecnologia, poderá ser realizado por transmissões ao vivo por meio de plataformas como Youtube, Instagram, Facebook, entre outras. Além disso, poderão atingir um número maior de pessoas sob custos menores e também contarão com participações de convidados via interação online.

A atual realidade faz com que o mercado que engloba a área de eventos tenha que se reinventar, uma vez que a estagnação não é um meio viável. Para isso, as novas estratégias devem ser analisadas, assim como a definição de novos consumidores, tendo como possíveis soluções a pesquisa por oportunidades diante das transformações decorrentes do contexto.

No estudo elaborado pela SEBRAE com o objetivo de identificar alguns impactos do coronavírus nos pequenos empreendimentos ligados ao setor de negócios, eventos e turismo, foi produzido tais gráficos sobre os levantamentos com base em 2.702 empresas:

Para ver o estudo na íntegra, clique aqui.

Texto produzido em colaboração com Stefanie Altimare da Silva Sacramoni Esteves, graduanda em Relações Internacionais, na Universidade São Judas Tadeu.

Bibliografia:

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