O impacto da tradução para a sua empresa.

Com o mercado cada vez mais globalizado, se faz cada vez mais necessário o deslocamento das empresas para o mundo digital. E para que a sua empresa tenha o seu alcance expandido, é preciso entender as demandas de seus consumidores e de forma estratégica, utilizar esse conhecimento para construir relacionamentos cada vez mais iminentes.

Empresas que almejam um alcance além do seu público doméstico, tem se preocupado em buscar serviços de tradução, por isso se torna dos serviços mais procurados atualmente, podendo assim estabelecer uma comunicação mais eficiente e acessível para seus clientes no mundo inteiro. Ter um site, por exemplo, com conteúdo em outras línguas tem se tornado um diferencial, além de importante para o tráfego do seu site.

Estudos de mercado apontam que há grandes chances de usuários deixarem de navegar sites que não possuem conteúdo adaptado ao seu idioma. No entanto, é importante que a tradução seja de forma adequada e de qualidade, frisando a contratação do serviço de tradução para a sua empresa.

Na Alpha International Jr, temos dois formatos de tradução para oferecer: a tradução simples e a tradução para websites. O serviço de tradução simples, também conhecido como tradução livre, oferece aos nossos clientes documentos de forma não juramentada, geralmente para fins não oficiais como e-mails, cartas, mensagens eletrônicas, etc., mas de forma profissional. Já o serviço de tradução para websites, traduziremos o seu conteúdo de forma responsável, considerando os aspectos culturais e técnicos para o público em que se quer atingir, mantendo a relevância para seus clientes, visando o crescimento da sua empresa. A definição do valor e o prazo para ambos os serviços variam com o tipo de idioma, documento, e sua extensão em laudas (páginas).

A Alpha International é uma Empresa Júnior  formada por estudantes do curso de Relações Internacionais da Universidade São Judas Tadeu. E por sermos uma empresa sem fins lucrativos, entregamos os nossos serviços com um custo-benefício excelente, atendimentos de forma clara e objetiva, sempre priorizando a qualidade e a confiabilidade aos nossos clientes.

Nossa sede está localizada em São Paulo, mas atendemos pedidos por todo Brasil. Então, se você precisa de algum serviço de tradução, entre em conosco. Fazemos a assessoria desde o contato inicial, orientamos o melhor serviço para a sua empresa, até a revisão de conteúdo.

Se você não sabe o tipo de tradução que você precisa, não se preocupe. Entre em contato com o atendimento da Alpha, ficaremos felizes em esclarecer suas dúvidas.

Fontes: Pazetti Traduções, Brazil Translations, Terralíngua, Nexus Traduções, Aliança Traduções, Aliança Traduções.

Texto produzido por Beatriz Simoes, graduanda de Relações Internacionais, na Universidade São Judas Tadeu.

Assessoria documental, como a Alpha pode te ajudar?

Muitas pessoas ainda não sabem, mas todo visto e passaporte ligado ao exterior possui uma série de documentos que garante sua regularidade perante a sociedade. E normalmente é na prática e, principalmente, na necessidade que você descobre que documentos semelhantes existem, para essas viagens e organizar tudo sozinho pode ser trabalhoso se você não possuir conhecimento sobre o assunto, havendo até possibilidade de colocar sua viagem em risco, caso tenha irregularidades na parte burocrática documental.

A partir disso, analisaremos a importância da terceirização para uma assessoria documental, para empresas multinacionais. Primeiramente, é importante saber o que é uma assessoria documental e como ela habitualmente funciona; as assessorias trabalham realizando a análise do mercado e identificando oportunidade de negócios, campanhas e ações, ao final disso, ela presta suporte e consultoria delimitando o melhor desenvolvimento do cliente e marca, tanto internamente e externamente (ANAJACOBS, 2017).

Entretanto, a diferença entre uma assessoria convencional para uma assessoria documental, é que além da análise de mercado, a parte documental ficam envolvida na parte burocrática dos projetos documentais, oferecendo conhecimento e domínio de ferramentas dentro da necessidade de cada cliente empresarial. Além disso, oferecemos a gestão do mapeamento documental, repertório de tipologia de documentos produzidos pelos clientes, dessa maneira, viabilizando o adiantamento, possibilitando agilidade na organização documental dos nossos clientes

Com isso, é notável a importância da terceirização documental para empresas, pois através das vantagens e estratégias significativas, maior flexibilidade, menores custos e a liberalização dos funcionários de tarefas monótonas que não agregam valor à estratégia, tem sido cada vez mais incorporada. Portanto, muitas empresas têm enfrentado essa nova situação apoderando-se de software especializado, que permitem a automatização nas diferentes fases do processo, desde a formação ou captura de um documento até o seu arquivamento ou integração no sistema contábil da organização. Apesar disso, na análise de volumes dos documentos (que são muito elevados), uma solução possível é contratar os serviços de uma empresa de outsourcing documental.

COMO É FEITO A EMISSÃO DE PASSAPORTES E VISTOS?

Inicialmente, o órgão responsável pela emissão do passaporte é a Receita Federal, existe uma taxa que é cobrada para a sua confecção de R$ 257,25 que é gerada depois do preenchimento do formulário, após isso é separado os documentos para o preenchimento do formulário no site da Polícia Federal, com dados dos documentos e também dados complementares como: profissão, e-mail e endereço. O trabalho da Alpha Internacional Jr. é realizar um checklist personalizado com os documentos necessários para certificação de que está tudo em dia no dia de tirar o passaporte, fazendo o processo ser mais preciso.

Depois de preencher os dados, você poderá escolher qual posto da PF quer ser atendido para gerar o protocolo e iniciar o atendimento presencial. Já o visto é a autorização de entrada no país cujas fronteiras o viajante vai cruzar, adentrando este território, com o exemplo do visto americano, é necessário o preenchimento de formulários em inglês e com informações muito precisas e atualizadas, qualquer incerteza poderá levar o processo documental ao recomeço.

 Então, podemos dizer que o outsourcing do processamento documental seria ideal para esse processo, seja qual for a modalidade, visto que, representa uma opção eficaz e precisa para muitas empresas e pessoas, aumentando as chances de serem aprovados. Já para as empresas multinacionais que precisam dessas ferramentas para um processo mais preciso, é vantajoso no quesito de concentrar o tempo e recursos materiais na concretização das metas estratégicas, propostas através de um serviço com maior qualidade e tarefas de valor agregado.

POR QUE CONTRATAR A ALPHA?

Nós da Alpha Jr, prestamos serviço de emissão de passaportes americanos e vistos, atuando como uma assessoria para separação de documentos, agendamento de entrevistas e no suporte necessário para uma emissão mais confortável e segura, diminuindo os riscos e levando o cliente para mais chances de aprovação, ou no caso de uma empresa, tendo mais ferramentas e concentração de tempo.

O propósito da Alpha Jr com esse gerenciamento, é oferecer uma emissão de documentos mais precisa e segura para a despreocupação do cliente, simplificando o fluxo de acesso às informações decisivas para suas documentações, com profissionais que estudam na área da gestão internacional, a Alpha Jr realiza a consultoria completa em gestão documental, com técnicas e conhecimentos apropriados para um projeto único, especialmente estudado para as necessidades de cada cliente.

Fontes: Melhores Destinos; CASSDOC; Ebox Digital; ANAJACOBS.

Texto produzido por Isabella Conson, graduanda de Relações Internacionais, na Universidade São Judas Tadeu.

Qual a relevância da análise de risco?

 A análise de risco é parte de um dos processos de gerenciamento de risco empresarial que preza pela prova da possibilidade de acontecer algo desvantajoso que dê um prejuízo para toda corporação. Essas análises não são somente para previsão de perdas, mas também para evitá-las.

Até nossos melhores planejamentos e projetos estão sujeitos às falhas e empecilhos que saem do nosso domínio e capacidade de resolução, podendo vir a calhar todas nossas expectativas, por esse motivo é necessário uma análise para que possa ocorrer a identificação de um possível problema, dessa forma, podendo evitar transtornos. 

O que é um risco?

 “Aquilo é algo arriscado”; ‘“Podemos correr o risco.” “É arriscado demais”, certamente já ouvimos essas frases em filmes, livros, discursos políticos ou até em nosso cotidiano, o conceito é a soma entre maior ou menor probabilidade de uma ocorrência de um determinado evento e os impactos deles gerados, mas o que isso quer dizer? Não haveria riscos se não houvesse a probabilidade de um problema acontecer e também não haveria riscos que não houvesse impactos dos problemas. 

Para exemplificar melhor, até o final do ano de 2019 e início de 2020 poucos empresários e comerciantes perguntavam “E se o covid-19 chegar ao Brasil? Como isso afetaria minha empresa?”. Certamente esse fenômeno demostrou como todos estão sujeitos a correr riscos, e a probabilidade do vírus atingir o Brasil era inegável. E de fato causou grande impacto negativo, o sistema de saúde público e privado sobrecarregado, queda na economia, paralisação na circulação de comércio, diminuição de produção nas indústrias, fechamento temporário e até falência de empresas e aumento no índice de desemprego. Entretanto, parte disso poderia ter sido evitado, se tivéssemos mais investimento e interesses em análises de riscos, fazendo com que os impactos fossem amenizados.

Qual é a relevância da análise de risco?

O objetivo da análise de risco não é tentar prever o futuro, mas sim avaliar circunstâncias eventuais que possam representar ameaças e oportunidades, com impactos relevantes para projetos e investimentos de todo o tipo.

Uma vez que os principais riscos são conhecidos, é importante saber qual é a sua probabilidade de ocorrência e impacto. Assim, as principais incertezas podem ser priorizadas e, a partir disso, elaborar um plano de respostas e tomar decisões para evitar e mitigar os riscos. (TOTVS,2020)

É certo que a análise de risco deve estar sempre incluída em todos os projetos e planejamentos da empresa, pois dependendo do que for analisado o trajeto pode ser mudado ou até mesmo os planos possam ser descartados para não tornar um prejuízo maior. 

O SERVIÇO DA ALPHA INTERNATIONAL Jr.

Nós temos o compromisso em auxiliar nosso cliente a compreender a relação entre política e economia a partir da nossa avaliação de riscos e seus impactos diretos e indiretos na área de negócios.

Nossa equipe é formada por alunos internacionalistas e profissionais atuantes da área que prezam pela situação política, econômica e social brasileira, sempre dispostos a oferecer o melhor material, aprendizado e serviço aos que nos solicitam. Sendo assim, nós nos comprometemos a oferecer um excelente resultado de como o cenário político e econômico pode ou não afetar de forma significativa as atividades empresariais em perspectiva do contexto com que vivemos.

O risco político sempre se constitui em um grande desafio para todos os que tentam compreendê-lo. Acima de tudo, por lidar com as questões que envolvem o ser humano e todas as suas veleidades, a previsibilidade e a capacidade de construir modelos que desenham futuro são bastantes limitados. (MARQUES, MOISÉS, p.8, 2014)

FONTES: DICIONÁRIO FINANCEIRO, TOTVS,

 MARQUES, Moises. ROCHA DE OLIVEIRA, Fábio. INTRODUÇÃO AO RISCO POLÍTICO: CONCEITOS, ANÁLISES E PROBLEMAS. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

 RODRIGUES COSTA, Hélio. PLANEJAMENTO DO GERENCIAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE RISCO EM PROJETOS. FGV (Fundação Getúlio Vargas) [s.d].

Texto produzido por Gabriela Burian, graduanda de Relações Internacionais, na Universidade São Judas Tadeu.

A importância da análise de mercado.

Atualmente o mercado é um lugar onde empresas e pessoas se reúnem para comprar e vender bens e serviços, ele pode ser um local físico, como uma loja ou um site virtual, como um e-commerce, ou ainda quer você seja uma startup, procurando expandir ou reavaliar seu mercado atual. No entanto, para uma empresa crescer é necessário ter em mente uma visão ampla do mercado.

Por isso, utiliza-se a análise de mercado para mapear pontos importantes, sendo possível compreender as ameaças e oportunidades e, como os clientes em potencial irão reagir aos seus produtos ou serviços. Portanto, as marcas de sucesso precisam ter um conhecimento sólido do cenário em que operam, incluindo conhecimento de seus concorrentes, fornecedores e clientes.

A realização de uma análise de mercado, permite que a empresa conheça melhor um mercado novo ou um já existente- antes mesmo de entrar em ação-, pois minimizasse os riscos e corresponde às melhores tendências atuais de mercado, de acordo com o seu público alvo. Os componentes da análise têm várias ferramentas de avaliação, incluindo uma discussão sobre o seu setor e as perspectivas de mercado, também analisa o mercado-alvo, ou seja, realiza uma análise competitiva que determina a cultura, as leis e regulamentos.

Não importa o tamanho ou a idade de uma empresa, as análises de mercado ajudam a identificar a atratividade dos mercados. Além disso, auxiliam os empresários a detectar riscos que podem existir ou existirão no futuro. Normalmente, a primeira coisa a fazer é identificar seus mercados. A maioria das empresas atua em mais de um mercado, por exemplo: um pequeno restaurante, além de estar no mercado de restaurantes, também pode estar nos mercados de entrega, eventos e bares, multiplicando as possibilidades de vendas

O QUE COMPÕE UMA ANÁLISE DE MERCADO?

 Análise interna

A análise interna tem por finalidade colocar em evidência as competências e fraquezas da empresa na visão do cliente, ajudando os tomadores de decisão a identificar com precisão as áreas de crescimento, revisão para formar uma estratégia de negócios prática, plano de negócios e ajudá-lo a identificar os clientes mais promissores para atingir.

Análise de tendências

A análise de tendências é uma técnica que tenta prever as flutuações futuras dos preços das ações com base em dados de tendências observados recentemente. A análise de tendências é baseada na ideia de que o que aconteceu no passado dá aos tomadores de decisão uma ideia do que acontecerá no futuro (BIENNGOCCRUISE, 2020)

 Análise do cliente

Analise do cliente se refere a um método de pesquisa usado para determinar como uma organização é percebida pelos consumidores da organização e seus concorrentes. Isso é extremamente importante, pois permite que a organização avalie como são julgados em relação aos concorrentes do setor. Ao identificar os clientes-alvo, as necessidades desses clientes são verificadas e, em seguida, determina-se como o produto atende a essas necessidades.

ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA

Análise da concorrência é o processo de identificar concorrentes e avaliar suas estratégias para determinar seus pontos fortes e fracos em relação ao seu próprio negócio, produto e serviço. O objetivo da análise da competição é reunir as informações necessárias para encontrar uma linha de ataque e desenvolver uma estratégia de entrada.

Análise de contexto

É um método de análise do ambiente em que a empresa atua. A varredura contextual se concentra principalmente no ambiente macro da empresa. No entanto, a análise contextual leva em consideração todo o ambiente da empresa, seu ambiente interno e externo, analisando o contexto em que a empresa atua, se opera em período de como crise econômica e crise de produção.

POR QUE CONTRATAR A ALPHA?

Um analista de mercado serve como guia para que se possa ver e entender de maneira abrângente o que acontence em um mercado-alvo, e também ajuda na realização de previsão para o futuro. Dependendo dos motivos para a realização da análise de mercado, ajuda as empresas a identificar problemas e encontrar soluções com rapidez.

A finalidade da Alpha International Jr. com essa solução de gerenciamento é oferecer uma visão analítica que permite orientar sua empresa e marca em torno de barreiras ou obstáculos que poderiam ter impedido ou interrompido completamente o progresso de sua empresa. Sendo assim, ao contratar os servições de um EJ que possui colaboradores capacitados que estudaram sobre análise de mercado, é em suma vantajoso, além disso, todos os serviços são executados com eficiência, já que são acompanhados por especialistas já formados.

Fontes: Unesp; ApNews;Cascade;Investopedia; ACSBDC; Myk Pono; Bienngoccruise.

Texto produzido por Isabella Conson, graduanda de Relações Internacionais, na Universidade São Judas Tadeu.

Impacto da pandemia no Agronegócio.

A pandemia causada pelo Novo Coronavírus representou uma ruptura gigantesca para vários assuntos no cenário internacional, o progresso econômico do mundo regrediu e muitas políticas foram mudadas com o intuito de tentar mitigar o efeito da doença nos países. Situações rotineiras como ir ao mercado precisaram ser adaptadas ao que chamamos de ‘novo normal’. Nesse sentido diversos setores da economia nacional sofreram perdas consideráveis no seu volume de produção e consumo e estão trabalhando em novas ideias que possam suprir o prejuízo provocado pela pandemia. Em vista disso, é necessário entender quais foram os impactos causados no setor do agronegócio, como a produção de commodities foi afetada e quais são os novos critérios fitossanitários em relação a comercialização desse tipo de mercadoria.

Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil as exportações brasileiras caíram 0,3% no primeiro trimestre de 2020, porém é importante lembrar que no primeiro trimestre do ano a COVID-19, doença provocada a partir da infecção do Novo Coronavírus, ainda não estava em seu período mais intenso aqui no país, por isso essa pequena diferença percentual na comparação com o ano anterior. Investigando mais a fundo podemos observar que, pelo fato de o agronegócio representar uma parcela considerável do PIB brasileiro, cerca de 20%, a desaceleração do setor agrícola está intrinsecamente relacionada com as previsões de retração do PIB bruto brasileiro que no segundo semestre, já no auge da pandemia, chegou a retrair 9,7%.

Segundo relatório organizado pela PWC, o setor agropecuário do Brasil se divide em três etapas: antes da porteira, dentro da porteira e depois da porteira. Essa dinâmica funciona a partir da lógica de elaboração, produção e comercialização, e justamente por ser um setor altamente interligado a agropecuária precisa ter muito cuidado ao lidar com momentos de crise. Dito isso, a crise causada pelo Coronavírus no agronegócio se divide em quatro aspectos: oferta, demanda, custos e receitas.

As disrupções causadas na cadeia de suprimento por conta das políticas de isolamento impactaram os abastecimentos de alguns postos comerciais, além disso como muitas nações se fecharam para importações houve uma grande perda de volume comercial para setor de exportação também. A atual crise também teve impactos diretos no bolso do consumidor e mesmo com incentivos oferecidos pelo governo como o Auxílio Emergencial o poder aquisitivo da população em geral diminuiu drasticamente, já que a pandemia colaborou também com o aumento no número de desempregados. Portanto, o agronegócio também enfrenta uma crise de demanda.

O impacto nos custos também possui aspecto positivo, visto que a crise internacional nos preços de petróleo colaborara com a diminuição dos custos logísticos, sendo assim o preço do diesel decaiu e barateou o transporte feito majoritariamente por caminhões, facilitando o processo de distribuição e escoamento dos produtos. No entanto, a desvalorização do real perante o sistema financeiro internacional provocou um aumento de custos na compra de produtos químicos (fertilizantes, agrotóxicos etc.), as novas medidas sanitárias exigidas pelo sistema internacional para comercialização de produtos também sofreram alterações que interferem diretamente nos custos dessas operações.

Um fato que perpassa a população é a alta da inflação do Brasil, e normalmente esse fenômeno mesmo sendo um acontecimento natural da política macroeconômica é julgado como algo trágico. Porém a inflação possui seus lados positivos; por exemplo produtos brasileiros que possuem alta taxa de importação tiveram alterações nos seus custos, ou seja, ficaram mais caros, exatamente por conta da desvalorização do Real perante o Dólar; fazendo com que as receitas do país provenientes do setor agropecuário tenham maior arrecadação do que em outros períodos. Produtos como café, soja e algodão deverão ser protagonistas de arrecadação do governo nos próximos meses. Contudo, apesar de ser uma boa notícia, ainda assim, é quase insignificante se considerarmos o tamanho da crise socioeconômica interna do país.

Recentemente um novo termo passou a ser utilizado para se referir aos desdobramentos da sociedade que nos cerca, utilizamos a sigla VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo em inglês) para basearmos nossas estratégias e mitigarmos o impacto dos danos nos nossos negócios, e no setor agropecuário isso não é diferente dado que a volatilidade e a incerteza da pandemia impactaram de forma profunda até mesmo a forma da população em consumir produtos agropecuários.

Fontes: CanalRural; PWC; Sebrae.

_____________

Texto produzido por Arthur Martz, graduando de Relações Internacionais, na Universidade São Judas Tadeu.

Impactos do Dólar sobre as Importações e Exportações.

Diante incertezas, os anúncios de testes de vacinas bem-sucedidas como a da Rússia, Sputnik V, que segundo o governo russo obteve 95% de sucesso após a segunda dose, mudam as previsões econômicas para um cenário mais positivo. A OCDE, na primeira semana de dezembro, refez suas projeções e diminuiu a queda do PIB brasileiro em 0,5 p.p., prevendo alta de 2,6%, além de afirmar o notório crescimento de diversos setores no país. Além disso, as movimentações da posse de Biden e as promessas de medidas para aliviar os impactos do coronavírus, alastra-se de modo positivo pelo mundo.

No último mês de 2020, o dólar se apresentou em queda na cotação do dia 1° de dezembro, fechando o comercial em R$5,228 na venda, concomitante à uma alta de 2,3% no Ibovespa; essa situação é um elucidado exemplo de como o dólar, a principal moeda nas negociações internacionais, consegue afetar cenas econômicas de diversas formas. A oscilação do preço do dólar, com alta significativa em 2020, afeta diretamente o comércio brasileiro com o exterior.

Como as oscilações no preço do dólar impactam as importações e exportações brasileiras?

Basicamente, o preço do dólar é uma comparação à cotação do real, portanto, as altas dizem sobre a desvalorização da moeda brasileira. Quando o dólar está com preço menor, significa que o volume de transações aumentou, podendo indicar uma retomada de negociações e um aquecimento econômico nacional com crescimento nas exportações. Pela lei de oferta e demanda, quanto mais escassa a moeda se encontra no país, mais cara ela fica, e, quanto mais presente, mais baixo é o seu valor.

Como o dólar é a moeda mais segura do mundo, no contexto da pandemia sua procura se elevou drasticamente, um dos motivos pelos quais ocorreram tantas altas na moeda em relação ao real. A alta do preço da moeda norte-americana não é algo ruim para todos os âmbitos: o alto preço do dólar é vantajoso para as exportações, uma vez que com a desvalorização do real receberá mais dinheiro pelo produto vendido no exterior, aumentando seus lucros, caso o preço se mantenha.

Contudo, para os importadores, os efeitos do aumento do valor do dólar tornam os processos de importação mais caros, levando em consideração tais fatores como: custo do frete, seguro internacional, impostos, taxas e tarifas. Dessa forma, o consumidor final sente o impacto diretamente, devido ao maior repasse, que fará com que ele pague mais pelos mesmos produtos.

Entretanto, quando ocorre a queda da cotação do dólar, o cenário se inverte de forma que haja um incremento das importações, pois além da conversão do dólar para real levar ao aumento do lucro da empresa, torna os valores das matérias-primas mais acessíveis e consequentemente o preço dos produtos importados diminui. Porém, por outro lado, as exportações são prejudicadas em decorrência da superentrada de capital que causa apreciação do real em relação ao dólar, dificultando as negociações.

Em setembro deste ano, o Brasil registrou na contabilização da balança comercial, informado pelo Ministério da Economia, superávit de US$ 6,164 bilhões. O superávit do saldo comercial, ou seja, a diferença entre exportação e importação, acontece quando o número de exportação supera as importações. Nas exportações, constatou-se o aumento no setor agropecuário, com a alta de 3,2% e da indústria extrativa, que registrou elevação de 9,2%.  No que se refere às importações, as quedas ocorreram em todos os setores: indústria extrativa (-50%), indústria de transformação (-24, 8%) e agropecuária (-2,8%). 

Porém, apesar dos números positivos, a exportação e importação vêm caindo. Em comparação ao mesmo período, de janeiro a setembro do ano de 2019, a soma das exportações registradas em 2020 foi de US$ 156,780 bilhões, o que representa uma queda de 7%. Referente à soma das importações, o registro é de US$ 114,336 bilhões, o que sinaliza uma redução de 14%. Para os meses de setembro, o resultado de diferença obtido foi um dos maiores desde o início da série histórica em 1989. Segundo previsões do Ministério da Economia para o ano de 2020, espera-se que o saldo comercial registre superávit de US$ 55 bilhões, que resultará no aumento de 14,4% em relação a 2019.

Fontes: Infomoney; Cotação; UOL; G1; Nubank; Administradores.com; Bakertilly; G1.

_____________

Texto produzido por Laura G. Sannomiya e Stefanie Altimare, graduandas de Relações Internacionais, na Universidade São Judas Tadeu.

Mulheres Empreendedoras.

A palavra empreendedorismo foi usada pela primeira vez em 1725, pelo economista Richard Cantillon. O termo foi somente incorporado, no Brasil, a partir de 1990. Empreender consiste mais do que apenas abrir um negócio. Segundo os autores Hisrich & Peteres (2002), no livro Empreendedorismo, “empreender remete a um processo de identificar oportunidades e gerar algo inovador sob condições de incerteza, assumindo os riscos aí envolvidos”. A cada ano que passa, as mulheres ganham destaque e assumem um caminho rumo ao protagonismo nessas atividades. Hoje, o Brasil é o sétimo país com maior número de empreendedoras, com base em 49 nações analisadas pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), acumulando em torno de 24 milhões de brasileiras.

Apesar das adversidades, as mulheres são capazes de maximizar os resultados à frente das empresas. De acordo com um estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT), negócios que são liderados por mulheres obtêm melhores resultados, e o mesmo se aplica ao Brasil.  Em vista disso, nós da Alpha Internacional Jr., para demonstrar o desempenho feminino cada vez mais significativo em todos os segmentos do empreendedorismo, entrevistamos duas sócias, donas da loja de móveis planejados Italínea ArtHouse Design que decidiram enfrentar essa jornada juntas.

Bruna é formada em Arquitetura pela Universidade Paulista (UNIP) e Vanessa em Recursos Humanos pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro.  A vontade de empreender em um negócio próprio inicialmente foi de Bruna. Após descobrir que iria ser mãe, almejava seguir em sua área de especialização, porém, precisava de uma sócia que a auxiliasse no processo administrativo. Foi quando o marido de ambas as apresentaram e incentivaram a inauguração de um negócio dentro dos móveis planejados; desse modo, Bruna seguiria dentro do seu nicho de mercado, além de adquirir uma sócia, Vanessa, para auxiliar no desenvolvimento do negócio.

Quando indagadas sobre os desafios e obstáculos enfrentados, citaram a dificuldade de quebrar o tabu por serem duas mulheres na gestão, inseridas num mercado majoritariamente masculino. Em contrapartida, o elemento da coragem às serviu de base, e é o elemento central aconselhado para guiar outras mulheres no empreendedorismo, ação que expõe fraquezas, mas também força de vontade, sendo necessário organização, lidar bem com os problemas que surgem e ser resiliente para aprender com os erros.

O Instituto Rede Mulher Empreendedora realizou em 2019 um estudo que incluiu 2554 entrevistas com mulheres e homens empreendedores: foi demonstrado que as mulheres à frente dos negócios são mais capacitadas do que os homens, tendo mais da metade delas alguma formação acadêmica em nível de graduação ou pós graduação (69%) e mesmo assim, apenas 34% se sentem capazes de gerenciar seu próprio negócio, enquanto 50% dos homens se sentem seguros quanto à isso.

Os diagnósticos das entrevistadas mostram que 58% das mulheres trabalham em casa e a autonomia gerada desencadeia no desafio de organizar o tempo entre trabalho e família – 59% das empreendedoras são casadas e 52% têm filhos -, uma vez que enfrentam a dupla jornada de trabalho. A posição acima na hierarquia do ambiente de negócios insere de modo mais fácil outras mulheres a algum ofício. Quando essas contratam, optam por selecionar outras mulheres: 29% dos negócios têm majoritariamente mulheres, e 29% contêm apenas mulheres em seus times. Portanto, ser uma mulher empreendedora é uma ferramenta eficaz para driblar os obstáculos no mercado de trabalho e proporcionar a mais mulheres um emprego formal e/ou estável, com boas condições.

O ato de empreender sendo mulher é um meio de transformação social, econômica e profissional na vida das mulheres e as iniciativas são gradualmente maiores com o passar do tempo. Apesar dos desafios, que requerem maior esforço, as mulheres empreendedoras conquistam sustento para si e suas famílias, além de gerar uma rede de inspiração, aprendizado e força às outras mulheres que anseiam por um negócio próprio.


Texto produzido por Laura G. Sannomiya e Stefanie Altimare, graduandas de Relações Internacionais, na Universidade São Judas Tadeu.

Eleições nos EUA: Impactos no Brasil.

Nas últimas semanas muito se ouviu falar sobre as eleições norte-americanas nos jornais, e por mais que pareça um assunto distante e sem relação alguma conosco aqui no Brasil, os resultados das urnas norte-americanas afetam muito nosso país.

Como as eleições do outro lado do continente poderiam nos afetar? Primeiramente, já não é novidade o apreço que nosso Presidente possui por Donald Trump, apesar dessa relação de aproximação ideológica não ter garantido muitos ganhos econômicos ou políticos para o Brasil. Agora que já sabemos os resultados, as relações podem ficar estremecidas, pois o alinhamento entre o Brasil e os Estados Unidos ocorre essencialmente em função da ideologia que Trump representa, isto é, o nacionalismo exagerado, o conservadorismo, discursos inflamados e pautas antiglobalistas. Já o recém-eleito Joe Biden possui uma abordagem mais moderada e um discurso polido, além de uma agenda mais voltada para temas como a promoção dos direitos humanos, preservação do meio ambiente, multilateralismo e combate às fake news, além de prometer uma resposta adequada à pandemia do Coronavírus, que não foi vista no mandato de Donald Trump.

Somado ao descontentamento de Bolsonaro com a derrota de Trump nas urnas, que pode gerar atrito entre os países e eventuais perdas econômicas e afastamento das relações diplomáticas, Biden tem como uma de suas propostas o enrijecimento das políticas ambientais e citou em seu discurso, após o resultado das apurações dos votos, as queimadas brasileiras como exemplo de condutas que não serão toleradas, podendo gerar sanções para o governo brasileiro. Além disso, a vitória de Biden representa uma resposta simbólica de que as pautas ideológicas do adversário estão perdendo força, ao menos nos grandes centros urbanos norte-americanos, onde Biden venceu com maior diferença de votos.

O futuro das relações exteriores brasileiras ainda é incerto, mas pode-se dizer que caso nosso governo não flexibilize o posicionamento ideológico, corremos o risco de nos isolarmos ainda mais, com a perda do apoio norte-americano e com a política na América do Sul tomando um rumo contrário à agenda anti-globalista de Bolsonaro nos últimos anos, o Brasil vêm perdendo força política regional. 

A fragilização das relações entre os países da América do Sul, a não-ratificação do acordo entre Mercosul e União Européia e o distanciamento da China são indicadores de que a política externa brasileira precisa de uma nova abordagem, caso contrário o Brasil ficará isolado, é necessário colocar o Brasil acima de ideologias, sejam elas quais forem, pois as eleições norte-americanas podem servir como um grande termômetro para prever o que está por vir no sistema internacional, basta sabermos interpretar e nos adaptar.

Texto produzido por Mirela Melleiro, graduanda de Relações Internacionais, na Universidade São Judas Tadeu.

Novos serviços da Alpha International Jr.

Uma Empresa Júnior (EJ), é uma associação civil que não possui fins lucrativos, por isso todo capital gerado é investido na própria organização, nesse sentido, os colaboradores –que são estudantes do ensino superior – não recebem salários. A primeira Empresa Júnior surgiu no ano de 1967 em Paris, onde os alunos da Essec-L’êcole Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales, movidos pela necessidade de complementarem os conhecimentos por meio da aplicação prática, criaram a Junior Entrepise. Em 1987, foi fundada a primeira Empresa Júnior do Brasil com os estudantes de administração da FGV. Somente em 2019, foi consolidado no estado de São Paulo a regionalização do Movimento Empresa Júnior Paulista  (NSP, 2020). 

A Alpha Internacional Jr. é uma Empresa Júnior, constituída por alunos do curso de Relações Internacionais da Universidade São Judas Tadeu. O nosso objetivo é colocar em prática os conceitos aprendidos em aula e também capacitar e orientar os estudantes para o mercado de trabalho, mantendo a transparência, a versatilidade, a honestidade e a interdisciplinaridade (Alpha Internacional Jr., 2020). A EJ oferece soluções para micro e pequenas empresas a partir de respostas assertivas, sustentáveis e inovadoras. Inicialmente, nossos serviços incluíam apenas Análise de Risco e Análise de Mercado, e diante uma reavaliação, ampliamos nossa carteira de serviços com a adição de Assessoria em Passaporte, Assessoria para emissão de Vistos Americanos, Tradução de Documentos e Tradução de Websites. 

A Assessoria em Passaporte visa auxiliar clientes na emissão de passaporte, atuando como mediador para facilitar o processo burocrático, ou seja, realizando a verificação da documentação necessária para certificação do cliente, realizando o preenchimento do formulário online e enviando a taxa de emissão (efetuação do pagamento a cargo do cliente). Mesmo após o agendamento presencial, a Alpha cuida de todo o processo até a retirada do passaporte. 

A Assessoria para emissão de Vistos Americanos possui a finalidade de auxiliar clientes no processo de emissão de vistos, atuando como assessoria para seleção de documentos, realização de agendamentos das entrevistas e suporta todo o processo de triagem para que a emissão do visto ocorra de modo confortável e seguro. 

Outro novo serviço apresentado por nossa empresa é o de tradução simples, que dispensa autenticação legal, em dois campos: um deles atende a tradução de websites, no qual o cliente deve enviar as informações a serem traduzidas, e que poderão ser realizadas com parceiros da EJ; o outro campo é referente à tradução de documentos como currículos, cartas, documentos corporativos, entre outros. O cronograma desse serviço é alinhado com os clientes e são devolvidos em documentos PDF, devendo ser previamente disponibilizados aos colaboradores.

Um dos principais benefícios de contratar uma EJ é o preço abaixo do mercado, visto que é uma organização sem fins lucrativos onde os integrantes apenas apreciam a experiência empresarial. Sendo assim, os serviços podem ser contratados com preços inferiores quando comparados a uma empresa comum, além de contar com estudantes capacitados e supervisão de professores formados e especialistas, para que as entregas dos projetos sejam de qualidade. 

Para mais informações, acesse nosso Site, Instagram, Linkedin e Facebook.

A Importância das Eleições Municipais.

A crise sanitária global decorrente do novo coronavírus e as medidas de isolamento/distanciamento social levaram ao adiamento das eleições municipais. Segundo levantamento do Institute for Democracy and Electoral Assistance (IDEA), já foram adiadas 57 eleições ao redor do mundo e no Brasil não seria diferente. Na quinta-feira (2), o Congresso promulgou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que adia as votações municipais deste ano. O primeiro turno, que antes ocorria em outubro, será realizado no dia 15 de novembro. O segundo turno, nas cidades em que houver, está previsto para 29 de novembro. Perante essa prorrogação manifestou-se diversos questionamentos sobre a preparações sanitárias para as eleições, que deve promover a proteção e segurança da saúde dos cidadão, visto que pode haver aglomerações em dias de pleito. O ano eleitoral se expressa de forma singular, já que as decisões tomadas refletem diretamente no setor público e consequentemente no setor privado.

O voto ou sufrágio universal adquirido no Brasil possui um caráter obrigatório, quando os eleitores votam estão reforçando o exercício de cidadania e a esfera municipal está longe de ser menos importante, uma vez que selecionam o prefeito e os vereadores das cidades brasileiras. Essa é uma peça fundamental da vida democrática e não se limita apenas a manutenção da qualidade de vida diária, mas gera desdobramentos para as políticas estaduais e federais.

Segundo a Constituição Federal de 1988, compete aos municípios o cunho de ente federativo, portanto, podem legislar sobre assuntos de interesse local, além de suplementar a legislação federal e a estadual no que couber. Ou seja, é na cidade que os programas relacionados à saúde, meio ambiente e educação são implementados. Sendo assim, o descuido na hora de eleger os candidatos pode impactar diretamente a vida cotidiana dos cidadãos, que por sua vez, poderão ter repercussões nas demais esferas públicas.

Por conta da pandemia um novo cenário se constrói: o TSE decidiu criar aplicativos para que as eleições sejam feitas de forma segura. Para os mais de 1,5 milhões de mesários, foi feito um app para auxiliá-los antes e durante a votação com treinamentos digitais, fluxo dos votos, procedimentos adotados para a seção, alertas e guias, a fim de manter o processo eleitoral atípico atualizado. Para os votantes, o e-Título servirá como via digital do título eleitoral físico, onde poderão justificar a ausência no dia da votação sem apresentá-la presencialmente.

Uma reportagem feita pela BBC News Brasil expôs que o contexto gerado pela Covid-19 pode acarretar numa maior desconfiança política e numa desvalorização do ato de votar; o professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) disse na entrevista para o site que: 

“Neste ano, teremos pessoas com medo de contrair Covid-19 e fazendo aquele cálculo de se vale a pena sair de casa considerando o efeito pequeno do seu voto individual no resultado da eleição. Somando isso com um processo em que as pessoas já estão desalentadas com a política, a minha expectativa é que aumente muito o não comparecimento. Acredito que teremos abstenção recorde neste ano”. (2020, BBC News)

Para o cientista político Antonio Lavareda, Presidente do Conselho Científico IPESPE, além do receio do contágio, a população participante do grupo de risco, tanto biológico quanto social, podem afetar os resultados. Nas eleições de São Paulo, as desavenças a acessibilidade de grupos sociais podem dar certa vantagem à Russomano (REPUBLICANOS) ou Covas (PSDB), candidatos da direita que atendem um eleitorado mais concentrado à classe média e elite paulistana, em detrimento de Boulos (PSOL), por exemplo, candidato que apresenta medidas com maior representatividade e mais abrangência à pobres, marginalizados, periféricos e com menor escolaridade. 

O levantamento do Datafolha de 22 de outubro, separou as possibilidades de voto por raça, sexo, idade, renda, escolaridade e religião, com a liderança geral de Bruno Covas, Celso Russomano e Guilherme Boulos. Para o sexo feminino, é observado uma queda de 7 p.p. para o Russomano e de 1 p.p. para Covas, enquanto Boulos e Márcio França ganharam a preferência de 1 p.p.; os jovens entre 16 a 24 anos demonstraram crescimento de intenção de voto ao candidato do PSOL, com um aumento de 10 p.p. quando comparado ao dia 08 de outubro, enquanto aqueles entre 25 a 34 anos expuseram uma queda de interesse no candidato, de 4 p.p.; o eleitorado branco subiu em 5% as intenções de voto em Bruno Covas, em detrimento a Russomano (-4%) e Boulos (-2%), enquanto o eleitorado preto aumentou suas intenções de voto em 5% ao candidato Guilherme Boulos, junto a uma queda de Covas (-5%) e Russomano (-11%). 

A Alpha International Jr. apoia o direito ao voto livre e é uma entusiasta à participação plural e representativa nas eleições municipais de 2020. Vote!

Texto produzido por Laura G. Sannomiya e Stefanie Altimare, graduandas de Relações Internacionais, na Universidade São Judas Tadeu.