Como as rotas comerciais influenciam no crescimento do comércio mundial.
Já é de senso comum entre a maioria das pessoas que o mundo está interligado, de forma mais popular e científica, está globalizado. Mediante a esse fato, há uma grande quantidade de relações comerciais entre os países, gerando intenso fluxo no sistema de exportação e de importação no mercado mundial. Em decorrência disso, acontecem inúmeros negócios de compra e venda, e as mercadorias que tanto são vendidas e quanto compradas transitam em diferentes rotas pelo globo.
Após o evento da Segunda Guerra Mundial, o comércio internacional começou a ter um crescimento surpreendente, principalmente na década de 1960. A quantidade de bens e de serviços trocados entre países foi uma das forças centrais na criação de riquezas em escala mundial. A economia internacional ingressa numa fase de expansão nas três décadas seguintes à Segunda Guerra, com o aumento do comércio e dos investimentos diretos ultrapassando o ritmo de crescimento do produto global (ALMEIDA, 2001).
A expansão transnacional, a evolução dos meios de transportes, e comunicação contribuíram para reduzir o custo dos produtos que se deslocam pelo mundo e a procura por matérias primas ou bens de serviços. Há também as movimentações financeiras dos fretes e da globalização que se sustentaram na prática de múltiplos modais de transportes, ou seja, na operação de mais de um meio de transporte, desde suas origens até seus destinos contribui na fomentação no crescimento do comércio internacional.
O deslocamento de mercadorias em âmbito internacional ocorre predominantemente, por meio do transporte marítimo, que movimenta a maioria do volume de cargas no mundo, pois é o único meio de importação e exportação que consegue trabalhar com container, o mesmo possui uma grande capacidade de carga que nenhum outro tem, além do baixo custo por tonelada transportada. Em média, um navio cargueiro pode transportar cerca de 100 mil toneladas de bens materiais.
Podemos observar que o volume de carga que transpassa os oceanos ocorre em grande proporção, desse modo, as rotas comerciais fazem o intercâmbio de mercado entre diversos países, ajustando as políticas de desenvolvimento local. Por exemplo, quando Brasil exporta um número muito alto de soja e carne bovina para China estamos desenvolvendo economicamente o setor agropecuário, e em contrapartida importamos uma quantidade elevada de insumos para vacina contra o Covid da agência chinesa Sinovac, desenvolvendo economicamente o setor científico e tecnológico chinês.
Toda essa dinâmica só se concretiza quando ambos os Estados recebem em seu território a mercadoria, e isso só é possível através dos transportes internacionais, que inclui: o rodoviário (caminhões, carros etc.), marítimo, aéreo, ferroviário, hidroviário (passa somente por água doce).
Os fluxos das rotas comerciais demonstram a grande produção industrial, a rigidez do mercado consumidor de bens de consumo em todo Sistema Internacional. Essas informações nos guiam para um pensamento reflexivo de que o seguimento de globalização está diretamente interligado aos meios de transportes, os quais permitiram a locomobilidade de mercadorias e de pessoas, conectando nações, trazendo informações e o principal, o desenvolvimento comercial e econômico internacional.
Fontes: Qual a importância dos transportes no comércio mundial?, Fluxos de mercadorias, Modais de transporte, Economia Internacional do século XX: um ensaio de síntese.
Texto produzido por Gabriela Burian, graduanda de Relações Internacionais, na Universidade São Judas Tadeu.