Por que as empresas devem implementar a diversidade e a inclusão social.

O envolvimento da inclusão empresarial é um dos problemas mais complexos para os trabalhadores e donos de empresas, pois envolve questões tão prejudiciais tanto para as economias quanto para as populações em todas as áreas do mundo. Embora esse padrão de escala possa variar de acordo com o nível de desenvolvimento e crescimento de cada nação, e também para cada governo, ele continua sendo uma das principais questões que impedem a resiliência da sociedade às adversidades e oportunidades. 

No final das contas, é improvável que qualquer sociedade seja próspera a longo prazo, quando uma parte substancial dela é excluída da participação na criação de valor e contribuição para o desenvolvimento das futuras gerações.

A diversidade é basicamente a gama completa de maneiras pelas quais uma pessoa pode se identificar; quando dizem diversidade no local de trabalho, na verdade dizem a respeito daquelas empresas que refletem todas as comunidades existentes. A diversidade tem muitas facetas, incluindo raça, etnia, gênero ou identidade de gênero, idade, filiação religiosa e orientação sexual. E com a conscientização das pessoas acontecendo de maneira mais profunda, consequentemente mais líderes do ramo empresarial estão percebendo que cultivar a igualdade não é apenas a coisa certa a fazer, mas também a mais inteligente. 

Os dados demonstram que os clientes e funcionários esperam que as empresas impulsionem a igualdade e que isso tem um impacto tangível nos resultados financeiros. Segundo o relatório da  Salesforce Research, publicado em 2017, as empresas que trabalham ativamente para tornar suas culturas mais inclusivas estão melhor posicionadas em questão de fidelidade com os clientes, bem como conseguem alcançar mais engajamento e produtividade dos funcionários.

Um ambiente diversificado e inclusivo nas empresas,  estabelecem muitos benefícios além do sentimento de pertencimento entre os funcionários. Quando os funcionários se sentem mais conectados no trabalho, eles tendem a trabalhar mais e com mais inteligência, produzindo um trabalho de melhor qualidade. Como resultado, as organizações que adotam práticas de D&I (Diversidade e Inclusão) obtêm enormes ganhos na forma de resultados de negócios, inovação e tomada de decisões. 

De tal modo que, espaços de trabalho diversificados e inclusivos levam a maior retenção de funcionários, brainstorming cada vez mais inovadores, colaborativos e contributivos. À medida que as equipes se tornam mais diversificadas, cada indivíduo na equipe contribui de maneira diferente, mais criativa e comum ao público alvo diversificado. De acordo com o Center for American Progress, a diversidade no âmbito empresarial promove uma força de trabalho mais criativa e inovadora, trazendo um impacto tangível da diversidade nos resultados financeiros de uma empresa.

Infelizmente, os desafios da inclusão empresarial se tornaram piores durante a pandemia COVID-19. Houve um impacto grande nos programas de diversidade e inclusão (WORKPLACE, 2020).  Os líderes diminuíram a prioridade de D&I para enfrentar financeiramente a pandemia, deixando os funcionários frustrados com a falta de progresso. Entretanto, observa-se que tal decisão trouxe um impacto negativo no ramo empresarial, deixando visível que as empresas onde todos estão inclusos e diversificados,  criam uma cultura mais forte e que realmente se enxerga os impactos positivos desde do momento do recrutamento até o engajamento e a produtividade. 

Desse modo, as empresas mais inovadoras e que estarão ocupando os espaços no futuro, são as que entendem o valor social e comercial da igualdade. Aqueles que trabalham para promover a diversidade e inclusão verão ganhos financeiros significativos à medida que maximizam o potencial de cada funcionário e entendem as necessidades exclusivas de seus cliente

FONTES: Salesforce Research, Center for American Progress, Workplace

Texto produzido por Isabella Conson, graduanda de Relações Internacionais, na Universidade São Judas Tadeu.