Qual a relevância da análise de risco?
A análise de risco é parte de um dos processos de gerenciamento de risco empresarial que preza pela prova da possibilidade de acontecer algo desvantajoso que dê um prejuízo para toda corporação. Essas análises não são somente para previsão de perdas, mas também para evitá-las.
Até nossos melhores planejamentos e projetos estão sujeitos às falhas e empecilhos que saem do nosso domínio e capacidade de resolução, podendo vir a calhar todas nossas expectativas, por esse motivo é necessário uma análise para que possa ocorrer a identificação de um possível problema, dessa forma, podendo evitar transtornos.
O que é um risco?
“Aquilo é algo arriscado”; ‘“Podemos correr o risco.” “É arriscado demais”, certamente já ouvimos essas frases em filmes, livros, discursos políticos ou até em nosso cotidiano, o conceito é a soma entre maior ou menor probabilidade de uma ocorrência de um determinado evento e os impactos deles gerados, mas o que isso quer dizer? Não haveria riscos se não houvesse a probabilidade de um problema acontecer e também não haveria riscos que não houvesse impactos dos problemas.
Para exemplificar melhor, até o final do ano de 2019 e início de 2020 poucos empresários e comerciantes perguntavam “E se o covid-19 chegar ao Brasil? Como isso afetaria minha empresa?”. Certamente esse fenômeno demostrou como todos estão sujeitos a correr riscos, e a probabilidade do vírus atingir o Brasil era inegável. E de fato causou grande impacto negativo, o sistema de saúde público e privado sobrecarregado, queda na economia, paralisação na circulação de comércio, diminuição de produção nas indústrias, fechamento temporário e até falência de empresas e aumento no índice de desemprego. Entretanto, parte disso poderia ter sido evitado, se tivéssemos mais investimento e interesses em análises de riscos, fazendo com que os impactos fossem amenizados.
Qual é a relevância da análise de risco?
O objetivo da análise de risco não é tentar prever o futuro, mas sim avaliar circunstâncias eventuais que possam representar ameaças e oportunidades, com impactos relevantes para projetos e investimentos de todo o tipo.
Uma vez que os principais riscos são conhecidos, é importante saber qual é a sua probabilidade de ocorrência e impacto. Assim, as principais incertezas podem ser priorizadas e, a partir disso, elaborar um plano de respostas e tomar decisões para evitar e mitigar os riscos. (TOTVS,2020)
É certo que a análise de risco deve estar sempre incluída em todos os projetos e planejamentos da empresa, pois dependendo do que for analisado o trajeto pode ser mudado ou até mesmo os planos possam ser descartados para não tornar um prejuízo maior.
O SERVIÇO DA ALPHA INTERNATIONAL Jr.
Nós temos o compromisso em auxiliar nosso cliente a compreender a relação entre política e economia a partir da nossa avaliação de riscos e seus impactos diretos e indiretos na área de negócios.
Nossa equipe é formada por alunos internacionalistas e profissionais atuantes da área que prezam pela situação política, econômica e social brasileira, sempre dispostos a oferecer o melhor material, aprendizado e serviço aos que nos solicitam. Sendo assim, nós nos comprometemos a oferecer um excelente resultado de como o cenário político e econômico pode ou não afetar de forma significativa as atividades empresariais em perspectiva do contexto com que vivemos.
O risco político sempre se constitui em um grande desafio para todos os que tentam compreendê-lo. Acima de tudo, por lidar com as questões que envolvem o ser humano e todas as suas veleidades, a previsibilidade e a capacidade de construir modelos que desenham futuro são bastantes limitados. (MARQUES, MOISÉS, p.8, 2014)
FONTES: DICIONÁRIO FINANCEIRO, TOTVS,
MARQUES, Moises. ROCHA DE OLIVEIRA, Fábio. INTRODUÇÃO AO RISCO POLÍTICO: CONCEITOS, ANÁLISES E PROBLEMAS. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.
RODRIGUES COSTA, Hélio. PLANEJAMENTO DO GERENCIAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE RISCO EM PROJETOS. FGV (Fundação Getúlio Vargas) [s.d].
Texto produzido por Gabriela Burian, graduanda de Relações Internacionais, na Universidade São Judas Tadeu.